O que é o LinkedIn?

O que é o LinkedIn?

Estamos de volta! Neste artigo vamos explicar, de uma forma simplificada, o que é o LinkedIn.

O nosso objetivo é transmitir-lhe conhecimento para que possa consolidar os seus negócios através da Internet.

Este é o momento certo para fazer negócios online! Ao seu alcance dispõe de inúmeras ferramentas e soluções que já estão bastante desenvolvidas, e que até há alguns anos atrás pertenciam a um nicho muito restrito de pessoas.  A Indústria Internet não existia.
Só alguns setores de atividade é que estavam presentes na Internet. Normalmente pertenciam a Empresas cujos recursos humanos tinham um conhecimento mais profundo sobre como investigar formas de publicitar e investigar estruturas de afiliados.

O Mundo da Internet transformou-se radicalmente, para se afirmar como uma indústria! As oportunidades são infinitas, desde a concretização de negócios à criação de postos de trabalho. E claro, existe a possibilidade da progredir na carreira se tirarmos partido de plataformas como por exemplo o LinkedIn.

Então agora, o que é o LinkedIn?

Há mais de uma década que chegaram novos média sociais, e desde então que se têm tornado nas maiores fontes de atividade online.
Inicialmente a interação entre os utilizadores era muito simples, quase rudimentar, apenas eram apresentados dados demográficos muito específicos.
Mas depois surgiu o Facebook e mudou totalmente a abordagem de como os dados viriam a ser inseridos online. A partir desta mudança, a maioria dos websites passaram a apresentar um aspeto mais social e de maior interação com os seus utilizadores.

Foi o culminar da explosão das redes sociais! Atualmente existe uma rede social para diversos fins. Quer entrar em contacto com os antigos colegas da escola primária? Pode usar o Facebook! Quer partilhar rapidamente um acontecimento? Pode usar o Twitter! Partilhar o seu artesanato? Use o Pinterest.
E sim, à semelhança das outras redes sociais, também o LinkedIn tem uma especificidade ao nível da abordagem e dos dados demográficos, é usada por quem à procura de emprego e usada pelos caça-talentos.

Mas esta descrição é demasiado redutora para o LinkedIn. O LinkedIn é uma rede social projetada para beneficiar toda a comunidade empresarial. E o principal objetivo é que os seus utilizadores se conectem a um nível profissional.
À semelhança das outras redes sociais, o LinkedIn permite que as pessoas participem gratuitamente e criem o seu perfil. O LinkedIn foi projetado para evidenciar informação relacionada com a carreira profissional.

Os perfis do LinkedIn dão enfoque a informação como: as competências técnicas, a experiência profissional e as habilitações literárias. Contrariamente às outras redes sociais, em que os contactos são os seguidores ou amigos, no LinkedIn os contactos assumem uma conotação mais profissional, denominando-se “conexões”.
As conexões permitem que os contactos criem ligações entre pessoas com quem trabalharam, frequentaram a mesma escola ou com pessoas que se conheceram ao nível profissional, seja online ou offline.

A grande vantagem que o LinkedIn oferece aos seus utilizadores é permitir-lhes que venham a ser descobertos por empresas que procuram colaboradores. Isto devido à quantidade enorme de dados que os utilizadores do LinkedIn fornecem, incluindo cargos, localizações geográficas, habilitações, entre outra informação.

Num contexto mais prático, significa que o LinkedIn é a ferramenta mais adequada para procurar uma nova carreira, ou para alargar a rede de contactos profissionais. De uma forma simples e eficaz é possível contactar as entidades empregadoras, assim como se poderá contactar a com outras pessoas da área que podem aconselhar e desta forma contribuir para uma melhor aprendizagem sobre a sua própria carreira.

Tal como no Facebook, os utilizadores podem personalizar suas contas do LinkedIn e filtrar a informação que consideram mais relevante, e que esteja relacionada com os seus interesses, incluindo ofertas de emprego personalizadas.
Atualmente, um perfil do LinkedIn é valorizado se currículo estiver bem elaborado, muitas pessoas tiveram sucesso e encontraram o seu emprego de sonho, através desta plataforma.

O LinkedIn também pode ser usado como um excelente recurso formativo, uma vez que pessoas influentes, que também têm o seu próprio perfil e partilham as suas publicações. Um oportunidade única para tirar dicas úteis dos profissionais mais experientes do mundo inteiro.

Então agora já sabe que o LinkedIn é um ótimo recurso para iniciar uma carreira profissional e encontrar o emprego de sonho, sem sair de casa. Mas e se já tem a sua própria empresa? Como é que o LinkedIn o pode ajudar a expandir os seus negócios? A resposta no próximo artigo!

A Masterclass Linkedin chegou a Portugal!
Traga questões e parta com soluções no Atelier interativo de 2 horas.
Mais informação, consulte aqui

 

Fonte da imagem: aqui